terça-feira, 21 de maio de 2013

A História da Máquina de Costura


A História da Máquina de Costura

A máquina de costura faz parte dos lares de muitas gerações. Eu mesma cresci no pé da máquina de costura da minha mãe. Começei costurando roupas de bonecas, estojinhos, e hoje me aventuro em modelagens e roupas...como é bom...

Penso que é super interessante a gente saber a história de cada coisa que tem muito valor para nós... por isso andei pesquisando e descobri algumas coisas que gostaria de compartilhar com vocês leitoras.

Recomendo este site caso desejem ler a história completa e muitas outras histórias.

Tenho certeza que que irão gostar tanto quanto eu.

Foi em Londres, mais precisamente em 1790 , queThomas Saint, foi considerado o primeiro a criar a costura feita à máquina. Na qual, ele costurava cabedal (parte superior do calçado). 
            Com o passar dos anos tiveram diversos melhoramentos. Mas foi Josef Madersperger, um alfaiate de Kufstein, que fez em 1814 a primeira máquina de costura.

Barthelemy Thimmonier

Em 1846, Elias Howe pateteou um modelo com laçadeira sincronizada com a agulha, que teve por base o modelo de Walter Hunt de 1834.
Mas as revoluções surgirão mesmo, em 1850, quando um americano chamado Isaac Merrit Singer, observava algumas máquinas de costura , em uma oficina da cidade de Boston. Ele propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos).Além disso, ele adaptou pedal nas máquinas. Outra grande vantagem da máquina de Isaac Singer, era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha reta. Em poucos dias e com baixo custo, estava pronta a primeira máquina de costura, que era realmente eficiente para uso doméstico.


Primeira Máquina Singer

Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar suas máquinas até sua morte,em 1875 ,aos 63 anos. 


Isaac Singer fundou a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina. Em 1910, iniciou a fabricação em série de máquinas elétricas de costura, que passaram a dominar o mercado.



Interessante não é mesmo? Adoraria visitar um museu com todas estas máquinas... 



bjs
Miss Caco


Um comentário:

  1. Amei, adoro costura tenho uma máquina singer e o Livro de ouro da costura, Poderia usar mais....
    http://bonequinhadepixe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pesquise aqui!